Você já visitou uma loja on-line que parecia ter sido lançada acidentalmente durante seu desenvolvimento?

Para muitos comerciantes, não é por acaso. Lojistas inexperientes podem às vezes não ter consciência de tudo que deve ser testado antes de seu lançamento.

Desde a compatibilidade de dispositivos até a criação de cenários como usuário, este artigo abrange todos os testes essenciais para garantir um lançamento bem-sucedido. Depois de ter lido, você saberá efetivamente como mudar de “Desculpe, estamos em desenvolvimento” para “Aberto ao público”.

1. Compatibilidade e responsividade

A primeira coisa que deve ser verificado em qualquer site antes do lançamento é sua compatibilidade e responsividade, afim de garantir que os clientes possam consultar a loja com qualquer navegador e com todos os dispositivos disponíveis.

Compatibilidade de navegador: um teste de compatibilidade de navegador, como o disponível em CrossBrowserTesting, verificará se sua loja virtual é compatível com todos os navegadores principais: Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari.

Responsividade do site: um teste de responsividade, como o oferecido em ResponsiveTest, mostrará sua loja online em tamanhos de tela nos desktops, tablets e smartphones mais populares para garantir que sua loja online apareça perfeitamente em todos eles.

2. Conteúdo

Em seguida, verifique duas, três, quatro vezes o conteúdo de seu site. E quando é dito conteúdo, entenda como qualquer coisa que os visitantes possam ver, ler e ouvir. Um conteúdo de site confuso ou não profissional pode afetar a credibilidade de sua loja e causar um impacto negativo nas suas vendas, portanto certifique-se de revisar:

  • Erros de ortografia e gramática;
  • Formatação e homogeneidade dos parágrafos, listas e títulos (ter padrões definidos);
  • Informações de contato da empresa;
  • Tamanho, posição e utilidade das imagens;
  • Informações sobre produtos, preços, descrições, imagens, tamanhos disponíveis, etc.

3. Funcionalidade

Desde sua loja é uma experiência interativa, não é suficiente apenas para olhar as páginas para testar se é preciso, você tem que interagir com eles e tentar diferentes cenários. Listamos algumas situações de dupla verificação para certificar-se as funções básicas estão funcionando corretamente:

  • Teste todos os links, botões, imagens ou textos para se certificar que não estão quebrados;
  • Verifique todos os links externos, como os de mídia social, abra-os em aba ou janela separada;
  • Crie contas de cliente para teste, e verifique se tudo está de acordo;
  • Faça pedidos de teste usando todos os métodos de pagamento que você disponibiliza;
  • Exclua os pedidos de teste assim que estiver pronto para inaugurar;
  • Se você tiver uma loja em vários idiomas, teste cada um deles;
  • Se você vende para o exterior, teste as diferentes moedas.

4. Experiência do usuário (bônus!)

Uma etapa adicional antes do lançamento bem-sucedido da sua loja on-line é testar a experiência do usuário ou, em outras palavras, assegurar que a visita do seu site flui corretamente. Há três níveis em que você pode testar a experiência do usuário. Execute esses testes toda vez que fizer uma mudança significativa no site.

  1. Teste-o você mesmo – Imagine que você é um cliente que visita a loja pela primeira vez. Pergunte a si mesmo. Crie situações para testar a experiência do usuário como, por exemplo, encontrar informações relevantes, comprar ou buscar um produto específico.
  2. Peça para seus amigos testá-lo – Observe-os navegando no site e peça-lhes para executar determinadas ações ou encontrar trechos específicos de informações. Tente capturar momentos em que eles emperram e por que acontece. Às vezes, até mesmo uma simples alteração no conteúdo, como uma chamada de ação mais clara, pode ajudar a resolver essas “emperradas” e melhorar significativamente a experiência do usuário.
  3. Peça para um serviço profissional testá-lo – Testes de usuário, usando sites como UserTesting.com, são um excelente investimento. O conceito do teste deles é o mesmo que acima, mas a diferença é que seu site será testado por muitos participantes diferentes. Isso ajudará você a confirmar que seu conceito e as mensagens são facilmente compreensíveis em toda visita do usuário na sua loja on-line.

5. Lançamento

Acabou! Você está pronto para o lançamento! Usuário PrestaShop, você pode ativar sua loja Online pelo seu back-office, na página “Preferências / Manutenção” e mudando a opção “Habilitar Loja” para SIM. Parabéns! Sua loja está agora oficialmente aberta ao público.

Ainda não tem uma loja virtual em PrestaShop? Faça orçamento sem compromisso conosco!

Fonte: PrestaShop Blog