Recentemente recebemos várias solicitações de nossos clientes comentando sobre o recebimento de e-mails com a informação “você não pode enviar arquivos nas suas mensagens”, como a figura abaixo.

MercadoLivre para PrestaShop: entendendo o disparo de e-mails
MercadoLivre para PrestaShop: entendendo o disparo de e-mails

Esse aviso ocorre em apenas duas situações:

  • disparo de e-mails de cadastramento está ativado na configuração;
  • lojista está atualizando o Status dos pedidos integrados.

Disparo de e-mails com imagens

Para desabilitar essa opção é bem simples, basta acessar o Menu de Módulos > Mercado Livre > Configuração.

Desativando e-mail na configuração

Desativando esta opção, o módulo não enviará mais e-mails para os clientes integrados e registrados pela integração com o Mercado Livre.

Atualização do Status do pedido integrado

Quando os pedidos do Mercado Livre são integrados na loja PrestaShop, eles recebem atualizações do Status da compra até o momento em que o pagamento é confirmado pelo Mercado Livre/Mercado Pago. Após essa confirmação o lojista que alterar os Status desses pedidos corre o risco de ao alterar, escolher um Status da própria loja PrestaShop que dispara um e-mail automaticamente.

Podemos verificar se esses Status estão configurados para disparar o e-mail automaticamente acessando o Menu Clientes > Status (ou Estados), e clicando em Editar, conforme a figura abaixo:

Listagem dos Status da PrestaShop

Ao editar o Status, podemos verificar na figura abaixo, se a opção [1] “Envie e-mail para o cliente quando o status do pedido for alterado” está ativa. Quando ativa, significa que ao alterar o Status do pedido na loja PrestaShop para “”Pedido enviado”, como no exemplo citado. A loja PrestaShop enviará ao comprador o modelo de e-mail [2] “shipped”. O comprador receberá o e-mail que é enviado pelo PrestaShop em seu e-mail, quando não for enviado para um e-mail mascarado.

Editando o Status do pedido no PrestaShop

Como os e-mails dos compradores integrados em sua grande maioria são mascarados pelo Mercado Livre, e os e-mails padrão do PrestaShop contém imagens, ao alterar o Status do pedido, esse e-mail com imagem é enviado ao comprador. Quando ocorre essa situação esse e-mail é bloqueado pelo Mercado Livre, já que eles não permitem enviar imagem para os compradores, causando o erro em discussão.