1.7.5.0 é a nova versão da plataforma de e-Commerce PrestaShop. Com base principalmente no feedback da comunidade, estamos comprometidos em desenvolver novas inovações através do trabalho colaborativo, desde a fase de seleção de ideias até a implementação.

Estamos orgulhosos para apresentar este lançamento à nossa comunidade, com vários novos recursos para nossos lojistas. Esta versão promete ganhos significativos em produtividade e desempenho e representa um avanço real em termos de Redes Móveis e Sociais.

Afirma Alexandre Eruimy, CEO da PrestaShop

1. Novos recursos em sintonia com as necessidades dos usuários

Com resultado direto do trabalho em conjunto com a comunidade, esta versão fornece um pacote de otimizações que permitirá que os lojistas economizem um tempo considerável em suas tarefas recorrentes de gestão da loja.

O objetivo é um maior desempenho tanto para o software em si quanto para os recursos oferecidos (administração, SEO, tempo de carregamento e etc), satisfazendo os requisitos e expectativas dos usuários.

2. Melhorias e novas funcionalidades

Para o back office:

  a. Otimizações de SEO foram feitas para as páginas de categorias, marcas e fornecedores, conteúdo (CMS); isso traz uma vantagem adicional em termos de rankings de SEO para as lojas, pois elas são mais bem reconhecidas pelos mecanismos de busca.

  b. Uma visualização dinâmica (no Google) de metatags do produto agora é exibida, o que é útil para garantir que as metas sejam preenchidas e posicionadas corretamente.

  c. Edição de preços específicos: não há necessidade de editar e excluir preços específicos para cada promoção! A partir de agora, e com apenas alguns cliques, os comerciantes terão liberdade para modificar os preços específicos criados para seus produtos (incluindo datas, países, combinações, etc.), o que facilitará a configuração de atividades promocionais ao longo do ano;

  d. Gerenciamento de estoque físico: é possível adicionar uma referência nas páginas de pedidos do cliente para indicar a localização física dos produtos em estoque (prateleira, corredor, depósito, etc.). Esse local de armazenamento é especificado nas páginas do produto no back office do comerciante. Uma ferramenta essencial para facilitar o processamento e a preparação de pedidos;

  e. Agora, mais intuitiva, a nova categorização dos módulos instalados facilitará o acesso a esses módulos usando termos mais precisos e uma classificação por último recurso de uso;

  f. A aba de Notificações foi dividida em duas categorias com funções específicas:

  • Atualizações para receber notificações para as funções que precisam ser atualizadas para a versão mais recente.
  • Alertas para receber notificações sobre qualquer alerta que requeira resposta rápida (por exemplo, se um módulo precisar ser configurado ou, mais raramente, se estiver corrompido).

Este propósito desta nova configuração é tornar esta página mais legível com uma visão direta de ações pendentes com diferentes graus de urgência;

  g. Para novos lojistas, dicas e conselhos sobre como configurar o SEO para a página inicial estão disponíveis na página SEO e URLs. Isso fornece uma melhor orientação sobre SEO para lojas on-line, de acordo com os critérios estabelecidos pelos vários mecanismos de pesquisa;

Para o front office:

Uma estrutura de menu diferente, adequada à navegação em dispositivos móveis , adicionará mais conforto ao usuário e oferecerá uma experiência mais perfeita;

Os tempos de carregamento de página otimizados (principalmente a página inicial, categorias, produtos, páginas do histórico de pedidos) proporcionarão maior capacidade de resposta e desempenho: o tempo de carregamento será entre 15% e dez vezes mais rápido, dependendo das páginas e cenários de uso.

Novos módulos

Buy Button Lite: Este módulo gera links para serem adicionados ao conteúdo do blog , a uma campanha de e-mail ou a postagens no Facebook ou no YouTube , que redirecionarão os visitantes diretamente para o carrinho de compras na loja on-line do comerciante. Esses links são anexados a produtos adicionados automaticamente aos carrinhos de compras criados. Ideal para aumentar as taxas de conversão e o tráfego de alta qualidade.
Uma versão Premium está disponível nos Addons do Marketplace para estender isso à integração e estatísticas de cartões.

Notificações Favicon no back office: Notificações de novos pedidos para processamento, novas mensagens ou novos clientes não estão mais ocultos no back office! Basta selecionar quais notificações são relevantes para você e elas aparecerão diretamente na guia do navegador.
prestashop-favicon

Facebook oficial do Pixel : agora é possível exportar um catálogo de produtos automaticamente para uma conta do Facebook Business Manager.

Google Sitemap: este módulo gera um arquivo .xml contendo o conjunto de páginas de um site; uma ferramenta importante para melhorar a maneira como o Google interpreta a estrutura de árvore de um site e, portanto, otimiza o SEO para uma loja de comércio eletrônico.

Venda cruzada: na página do produto, os produtos freqüentemente comprados juntos são exibidos abaixo do produto. O módulo ideal para aumentar o valor médio do carrinho!

Produtos visualizados: este módulo promove o recurso de adicionar ao carrinho exibindo produtos visualizados recentemente na página do produto.

produtos-visualizado-módulo-prestashop

Novos idiomas
Seis novos idiomas foram adicionados à instalação do PrestaShop, o que significa que agora há 43 idiomas disponíveis no instalador do software: árabe, bósnio, galego, hindi, letão e espanhol mexicano.

  1. Como os usuários se beneficiarão dessas otimizações e novos recursos?
    As agências poderão impulsionar e atrair novos clientes com as otimizações nesta versão (funcionalidade e desempenho de front-office). Além disso, os novos recursos – como a introdução do módulo Buy Button – serão apreciados pelos clientes que estão presentes nas redes sociais ou têm blogs ou canais do YouTube. Também continuamos a concentrar nossos esforços na migração gradual de nosso software para a estrutura do Symfony, que oferecerá maior estabilidade e flexibilidade para os projetos. Comerciantes iniciantes receberão melhor orientação e será mais rápido e fácil para eles se familiarizarem com a solução desde o primeiro uso. É simplesmente um caso de fornecer todas as ferramentas necessárias para usar a solução ao máximo e tornar a experiência o mais simples e agradável possível. Continuaremos a trabalhar na otimização da funcionalidade em termos de SEO e navegação (UX, móvel), de acordo com nosso objetivo de fornecer uma solução que seja fácil de usar, perfeita e fácil de usar.

Com o novo guia UX como referência, os desenvolvedores terão acesso a dicas, boas práticas e tendências a seguir ao projetar suas interfaces de módulo; uma referência ideal ao trabalhar para encontrar soluções ergonômicas e gráficas, para superar certas complexidades relacionadas à navegação ou à arquitetura e oferecer aos comerciantes uma experiência do usuário da mais alta qualidade.
ux-guia-prestashop

Baixe PrestaShop 1.7.5.0 agora!

Avançando
Continuando nessa base, identificamos e já estamos trabalhando em desenvolvimentos para lançamentos futuros.

Aqui estão alguns dos diferentes projetos já em andamento:

Filtros de preço na navegação facetada (controle deslizante);
Próximo estágio do projeto de migração do Symfony para páginas de back office;
Melhorar e reintegrar os módulos nativos mais populares da versão 1.6 (com os módulos Revisões do produto, Lista de desejos, Conformidade legal, Número do IVA e Reasseguração como prioridade);
Retrabalho da função de exibição de moeda no front office e adição de configurações para criação de moeda não oficial (criptomoeda, moedas locais, etc.);
Redesenhar o modelo de email transacional;
Modo de catálogo com e sem preços exibidos.
A próxima versão (1.7.6) está prevista para ser lançada na primavera de 2019. Enquanto isso, incentivamos nossa comunidade a adotar esses recursos e melhorias, a compartilhar seus comentários e a relatar quaisquer problemas enfrentados no PrestaShop 1.7 . Apoiamos o envolvimento de nossa comunidade em quaisquer iniciativas para o desenvolvimento da solução (feedback, testes beta, etc.) e para moldar o futuro do PrestaShop .

Fonte: Blog Official da PrestaShop.