Lojistas estão sempre procurando maneiras de melhorar sua loja virtual. Por causa disso, muitos especialistas têm pesquisado e testado diferentes elementos de design para otimizar a eficiência dos sites.

À medida que os pesquisadores vão aprendendo mais sobre compradores online, compartilham seus resultados em infográficos, artigos de blogs e muito mais.

Com tantos elementos de site a serem testados, por onde começar? Hoje vamos ajudar você reduzindo-os a 6 testes A/B para otimizar sua loja virtual.

Os testes A/B permitem aos lojistas exibir uma de duas versões de sua loja. Medindo a eficácia de cada página, os lojistas podem determinar qual design é melhor para converter clientes. Mas antes de mergulhar nesses testes, é importante conhecer o desempenho atual de sua loja virtual. Levante os números básicos de todas as estatísticas que você quer acompanhar antes de começar os testes A/B nesses elementos de design.

1. Design da página inicial

Cabeçalhos – se você estiver usando cabeçalhos em seu site, teste-os fazendo cópias, verifique seu tamanho ou tente removê-los completamente.

Imagens deslizantes (slider) ou carrossel – o carrossel de imagens de seu site é um conversor fantástico ou uma distração aborrecida? A VWO, é uma empresa de testes A/B, acreditam que os carrosséis de imagens já não são tão eficientes. Eles sugerem outra opção: usar uma imagem estática, removendo o bloco ou simplesmente limitando o número de imagens deslizantes a duas.

2. Chamada à Ação ou CTA (Call To Action)

Cor – pesquisas demonstraram que os seres humanos associam naturalmente a cor a certas ideias e sensações. Descubra quais sensações seus botões de ação transmitem, e teste cores diferentes para ver qual delas converte mais.

Tamanho – uma coisa é certa, o CTA deve ser claramente visível. No entanto, grandes CTAs podem distrair e fazer sair da página. Faça um teste A/B para achar o ajuste certo para seu site.

3. Checkout (fechamento): em cinco páginas ou em uma?

Os especialistas discordam sobre a eficiência de um checkout de cinco etapas (páginas) quando comparado ao de uma página só (checkout one page). Quem é a favor das cinco páginas acredita que os clientes se acostumaram a esperar. Por outro lado, quem é a favor de uma página só, acredita que encurtar o processo de fechamento diminui a possibilidade de abandono do carrinho.

4. Imagens de produtos

Imagens de alta resolução que mostram o produto com todos seus detalhes são perfeitas para páginas de produtos. Porém, são de fato mais eficazes? Teste cada uma dessas ideias de imagens de produto para ver o quanto contribuem na conversão.

Ângulo – De que ângulo seu produto está fotografado atualmente? Tente outros! Você já tentou uma visão panorâmica (de cima) ou uma vista de lado?

Modelo – Modelos usando seu produto podem ajudar e muito em suas vendas, já que os clientes têm uma ideia de como o produto vai ficar em uma pessoa. No entanto, modelos também podem distrair os clientes do seu produto, diminuindo sua possibilidade de fechar a venda. Faça o teste A/B para ver qual opção seus clientes preferem.

5. Mídia social

Será que mostrar seus seguidores das mídias sociais realmente ajudam a construir a confiança de sua empresa? Algumas lojas tiram vantagem ao exibir elementos que transmitem confiança como logotipos de pagamento, botões de mídia social e ícones de serviços de segurança. Outras observam uma alta nas conversões depois de removê-los. Saiba o que funciona melhor em sua loja virtual.

6. Preços e promoções

Alertamos que o teste A/B de preços e promoções pode ser arriscado, os clientes podem acreditar que você não pratica preços justos para seus produtos. Dito isso, recomendamos trabalhar com um profissional para fazer testes de preços e promoções.

É a sua vez.

Independentemente de qual teste A/B você decidir realizar primeiro, lembre-se de testar uma coisa de cada vez. Se você estiver testando o botão de ação (CTA), modifique unicamente o texto ou a cor, mas não ambos. Modificar vários recursos fará com que seus dados fiquem difíceis de interpretar.

Quais desses testes A/B você está pensando em realizar? Deixe-nos um comentário no quadro abaixo. Se você já está fazendo testes, conte-nos suas descobertas.

Fonte: PrestaShop Blog