No mundo do varejo online, não basta levar em conta somente o fator econômico da oferta e demanda para lançar promoções de sucesso e colocar preço nos seus produtos. Os seres humanos têm uma inclinação inata para responder a certos tipos de preços. Isto é o que chamamos de preços psicológicos.

A psicologia de preços e descontos para e-commerce comprovam que aumentam a quantidade de compras, bem como, o valor do ticket médio da loja virtual. Hoje, será compartilhado algumas dicas sobre como definir preço e descontos de seus produtos para que levem seus clientes a comprar mais em sua loja virtual.

Mas é grátis

Apenas a palavra grátis já é suficiente para incentivar um cliente a comprar, mesmo que a ideia fosse somente pesquisar e não realizar a compra propriamente dita. Ao oferecer a opção de “compre um e leve o segundo grátis”, você está chamando a atenção do cliente. Embora todos nós sabemos que ninguém do mundo dos negócios dá nada de graça, o “compre um e leve o segundo grátis” realmente impacta no comportamento do cliente na hora da compra.

Outra tática do “grátis” é oferecer frete grátis. O preço que você vê é o que você fixa na sua mente e sabendo que você não terá taxas adicionais durante a finalização no carrinho, vai ser um fator de motivação para finalizar a compra.

O “hipnotizante” número 9

Grandes varejistas online e offline como Walmart, fazem uso do conceito “hipnotizante número 9”. Hoje parece que quase todos os preços que vemos termina com 9: R$0.49 , R$0.99 , R$1.99. Isto é o que os psicólogos chamam de “efeito do dígito à esquerda“, onde os consumidores tendem sempre arredondar para baixo. Por exemplo, um item que você vê por R$49.99 significa psicologicamente R$49.00 para um cliente, em vez de R$50.00. Ao finalizar o seu preço com 9, você está conquistando até mesmo os compradores que nem estavam à procura de um desconto – a ideia de que o preço não é um número redondo tende a sugerir que o item está em promoção, mesmo que não esteja.

Aumente a quantidade oferecendo o mesmo preço

Acredite ou não, os consumidores preferem comprar algo que venha em maior quantidade pelo mesmo preço do que obter um desconto no produto. É por isso que muitas vezes você vê nas embalagens de produtos de higiene e alimentos algo como: “receba 33% a mais”. Psicologicamente , mais 33% na quantidade vendida tem mais valor para o consumidor do que um desconto de 33% no preço do produto.

Preços sem arredondamento

Preços sem arredondamento (que terminam em 5, 7, 8 ou 9. ) não são vistos com muita frequência e fazem o consumidor deduzir que o vendedor calculou o valor do produto cuidadosamente. Usando esse preço faz com que os clientes pensem que o preço é uma estratégia para oferecer um valor justo para o cliente e o varejista, marcando o produto até ao mais baixo preço possível. A estratégia é usar preços como R$ 9.95, R$ 9.97, R$ 9.98 e R$ 9.99 em vez de R$ 10,00. Esta técnica funciona quando produtos recebem descontos, bem como, cortando um preço de R$ 49,00 para R$ 38,00 é muito mais eficaz do que R$ 49,00 para R$ 40,00.

Veja o que funciona melhor para você

É uma boa ideia realizar testes A/B para ver os preços e descontos que chamam mais a atenção da sua clientela. Portanto, faça um rodízio e teste diferentes técnicas de vez em quando para ver se há mudança no comportamentos de compra dos seus clientes. No PrestaShop você encontra uma seção especial para realizar promoções no seu site: Regras de Preços. Também existe centenas de módulos que ajudam você a oferecer promoções, como a contagem regressiva de ofertas.

Fonte: PrestaShop Blog